Quem nos tempos de hoje gosta de perder tempo? O que dirá se este tempo ainda envolva dinheiro? Vamos combinar que atualmente ninguém quer perder nenhum destes dois preciosos ativos, principalmente se este tempo é perdido em virtude de problemas gerados por terceiros, com burocracias, equívocos, incompetências ou erros.

Se você é um empresário, empreendedor ou dono de um negócio, com certeza você não gosta de perder tempo, e muito menos dinheiro e, foi pensando em você que preparamos esse material.

Quase que diariamente ouvimos relatos de clientes e parceiros que passaram por problemas no momento da emissão do seu certificado digital em outras certificadoras e por vez não conseguiram emiti-lo. Frente a isso e sabendo do constrangimento e chateação que isto resulta, nós dedicamos boa parte do nosso tempo e trabalho para criar rotinas e processos para evitar que situações como estas não ocorram com os clientes da Líder Certificados Digitais.

Para emitir seu certificado na Líder Certificados Digitais o processo é muito rápido e fácil. Basta acessar nosso site, escolher o produto desejado, preencher o formulário com os dados solicitados, imprimir seu boleto e agendar a melhor data e horário para comparecimento com a documentação necessária e o comprovante de pagamento. Simples assim!

Mas não para por aqui…

Nós preparamos uma lista completa com todos os documentos, de acordo com o tipo de certificado digital e a necessidade de uso, para que você veja como o processo é simples e rápido, quando feito no local e pelas pessoas certas.

Confira abaixo os documentos necessários de acordo com a sua necessidade:

CERTIFICADO DIGITAL PARA PESSOA FÍSICA – eCPF

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Para quem deseja emitir um e-CPF, deverá estar munido dos documentos abaixo, desde que, obrigatoriamente, estejam em sua forma original. Também é essencial que seja o próprio portador, pois, para este modelo, não é aceito nenhum tipo de procuração (pública ou privada) para representar o titular do Certificado Digital.

 – Documento de Identidade com Fé Pública, como exemplo o Registro Geral (RG), Registro Nacional de Estrangeiro (RNE), Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Passaporte, ou carteiras profissionais emitidas por órgão de classe criados por lei federal, como: CAU, COREN, CRC, CREA, CRECI, CRM, CRO, OAB, entre outros.

Importante lembrar que o documento apresentado deverá ter sido emitido a no máximo 10 anos e atender alguns requisitos que possibilitem a correta identificação de seu titular. Para isto, não poderá estar com a plastificação aberta ou replastificado, foto recente, seu nome deverá estar idêntico ao que consta nas bases da Secretaria da Receita Federal do Brasil (SRFB), sua assinatura deverá estar legível e atual e, se o documento possuir validade, como o caso da CNH, não poderá estar vencido.

CPF, deverá constar no documento de identidade apresentado, caso contrário, apresentar o cartão CPF ou o comprovante de inscrição cadastral impresso do site da Secretaria da Receita Federal – SRFB, onde constará o número de inscrição.

Comprovante de Endereço RECENTE – documento emitido há no máximo 90 dias (três meses) antes da validação presencial do certificado digital. Neste caso, entende-se como comprovante contas de concessionárias de serviços públicos (luz, água, telefone), extratos bancários ou contrato de aluguel, que conste o nome do titular.

PIS / CEI –  Se faz necessária a inclusão do número do PIS ou do CEI no certificado de Pessoa Física quando o mesmo for utilizado no Conectividade Social da Caixa Economica Federal. Assim, deverão ser apresentados o comprovante de inscrição do PIS – Programa Integração Social (se o titular desejar consultar ou realizar alguma movimentação de seu FGTS ou for receber alguma procuração de seu empregador para acesso ao Conectividade Social da empresa junto à CEF) e o CEI – Cadastro Específico do INSS (se o titular for profissional liberal ou empregador Pessoa Física equiparado a Pessoa Jurídica e precise realizar operações no Conectividade Social da CEF), como por exemplo, contadores autônomos que desejarem receber procuração eletrônica de seus clientes Pessoa Físicas ou Jurídicas para acessar o ambiente com seu e-CPF.

Documentos Opcionais –  Existe ainda a possibilidade do titular ter em seu e-CPF o Título de Eleitor e o RG informados.  Embora ainda não haja uma aplicação válida para estes dados, se houver o interesse, deverão ser apresentados no momento da validação presencial o Título de Eleitor e o RG para digitalização dos documentos e inserção dos dados.

CERTIFICADO DIGITAL PARA PESSOA JURÍDICA – eCNPJ

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Caso a identificação eletrônica desejada seja para Pessoa Jurídica, é necessária a apresentação dos documentos originais da PJ e do Representante Legal da empresa cadastrado na Receita Federal.

Se o Representante Legal não for o administrador da Pessoa Jurídica ou não assinar isoladamente, deverá(ão) comparecer(em) também o(s) administrador(es) mencionados na Cláusula Administrativa do Documento de Constituição (Contrato Social, Estatuto, Ato Constitutivo, Convenção de Condomínio, etc.) ou seus procuradores, mediante Procuração Pública Específica Lavrada em Cartório, prevendo a representação perante o ITI – Instituto Nacional de Tecnologia da Informação, ICP-Brasil – Infraestrutura Brasileira de Chaves Públicas e RFB – Receita Federal do Brasil, para emissão do certificado digital e-CNPJ tipo A1 ou A3 com validade de 1, 2 ou 3 anos. Importante lembrar que a procuração só é aceita se no Documento de Constituição permitir e, para os administradores que não forem o representante legal, pois este deverá obrigatoriamente comparecer.

Documento de Constituição Deverá ser apresentado o Original ou Cópia Autenticada do Documento de Constituição da Pessoa Jurídica (Contrato Social ou Estatuto ou Ato Constitutivo ou Requerimento de Empresário ou Individualização para condomínios constituídos antes de 2003 ou Convenção para Condomínios constituídos a partir de 2003, etc.) e as alterações posteriores (se houverem), tudo devidamente registrado no Órgão Competente (JUCERGS, OAB, CRM, Cartório de Títulos e Documentos, Registro de Imóveis, etc.).

Em casos de Pessoas Jurídicas que o cargo de administrador for através de eleição ou mandato, deverão ser respeitadas as determinações da Clausula Administrativa do Documento de Constituição e apresentados os originais ou cópias autenticadas dos documentos complementares, como exemplo, atas de eleição ou cartas de nomeação, devidamente registrados no órgão competente.

Cartão CNPJ – Comprovante de inscrição do Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas impresso do site da Secretaria da Receita Federal – SRFB a no máximo 5 dias antes da data de emissão.

Documento de Identidade com Fé Pública – como exemplo o Registro Geral (RG), Registro Nacional de Estrangeiro (RNE), Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Passaporte, ou carteiras profissionais emitidas por órgão de classe criados por lei federal, como: CAU, COREN, CRC, CREA, CRECI, CRM, CRO, OAB, entre outros.

Importante lembrar que o documento apresentado deverá ter sido emitido a no máximo 10 anos e atender alguns requisitos que possibilitem a correta identificação de seu titular. Para isto, não poderá estar com a plastificação aberta ou replastificado, foto recente, seu nome deverá estar idêntico ao que consta nas bases da Secretaria da Receita Federal do Brasil – SRFB, sua assinatura deverá estar legível e atual e, se o documento possuir validade, como o caso da CNH, não poderá estar vencido.

CPF – deverá constar no documento de identidade apresentado, caso contrário, apresentar o cartão CPF ou o comprovante de inscrição cadastral impresso do site da Secretaria da Receita Federal – SRFB, onde constará o número de inscrição.

Comprovante de Endereço RECENTE – ou seja, emitido há no máximo 90 dias (três meses) antes da validação presencial do certificado digital. Neste caso, entende-se como comprovante contas de concessionárias de serviços públicos (luz, água, telefone), extratos bancários ou contrato de aluguel, que conste o nome do titular.

A Líder Certificados Digitais oferece consultoria especializada para orientar você na escolha e no agendamento para emissão do certificado necessário, documentos obrigatórios, estrutura de atendimento diferenciado em suas unidades  e, se desejar, atendimento à domicílio ou na empresa para a emissão do seu certificado digital.

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