Categorias
Uncategorized

Dia Nacional de Combate à Pirataria

03 de dezembro é o Dia Nacional de Combate à Pirataria, de acordo com a Lei nº 11.203, promulgada em 1° de dezembro de 2005. A data visa conter esse crime que, embora tão comum, traz muitos prejuízos à nossa economia e, claro, à propriedade intelectual e segurança das informações.

Para isso, o trabalho de fiscalização, educação e controle das aduanas são fundamentais. Mas você sabe quais são os principais riscos e prejuízos dessa transgressão?

Além dos danos ao cliente final, que consome um produto de qualidade duvidosa, os negócios são duramente afetados. Isso acontece devido à queda nas vendas, à experiência negativa dos consumidores, que adquirem cópias acreditando serem originais e possíveis crises de imagem, geradas por conta dessa experiência.

A segurança e saúde também são impactadas, já que ao consumir um produto sem garantia, podem causar sérios acidentes. O Governo e, por consequência, a população sofrem com a pirataria, em razão da perda da arrecadação.

Enfim, muitos setores são afetados pela reprodução indevida, e uma importante forma de combatê-la é a conscientização individual e exemplo. Não utilize softwares piratas, recuse óculos falsificados, não compre produtos sem a devida certificação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *