Certificado Digital – A tecnologia, no que envolve computadores e especialmente a internet, contribui para o dia a dia de pessoas e empresas. O ambiente online facilita cada vez mais os processos de compras, de comunicação, burocráticos, bancários, entre outros. Por consequência, o tráfego de dados entre trocas de mensagens, informações pessoais e documentos legais é extremamente alto.

Neste caso, com as transações eletrônicas sendo cada vez mais comuns, é necessário garantir a segurança desses dados que circulam entre pessoas, empresas e, inclusive, governo. Para isso, foram criados mecanismos capazes de garantir integridade, autenticidade e confidencialidade a estas informações eletrônicas: o certificado digital!

O documento eletrônico é considerado uma assinatura com chancela jurídica, que garante proteção e agilidade às transações no ambiente online. A identidade virtual possui o nome, um número público exclusivo – chamado de chave pública –, um número de série e outros dados que mostram quem somos (pessoa, empresa, site, computador, etc) aos sistemas de informação. O certificado digital garante a ambas as partes uma comprovação mútua de autenticidade.

A garantia de segurança do documento eletrônico é possibilitada pela criptografia, que significa (da origem grega) “a arte de escrever em código”. Ou seja, de um lado há informações codificadas e do outro, a autenticação desses algoritmos, o que torna cada certificado digital único.

Para que serve um Certificado Digital?

Cada certificado digital possui uma assinatura eletrônica, baseada em um sistema criptográfico assimétrico, que permite ao usuário usar sua chave privada para declarar a autoria de documento eletrônico. Com isso, é possível concluir negócios de forma segura, diminuir processos tradicionalmente burocráticos, disponibilizar informações sigilosas, tudo de forma online.

o-que-e-certificado-digital-lider

Através do certificado digital, o usuário permite a troca de documentos, com autenticação, sigilo e integridade de conteúdo. Por isso, as informações que trafegam eletronicamente, para possuírem reconhecimento legal, não precisam mais ser convertidas em papel e assinadas à mão, nem exigem a presença física das partes.

Da mesma forma que, hoje, o mundo digital oferece todas estas facilidades, este ambiente também pode ser usado para fraudes (ou adulterações) em informações transmitidas. A possibilidade significa que esse tráfego necessita ser realizado de forma confiável e segura. A certificação digital serve também para atender a estas necessidades.

Quais são os benefícios do Certificado Digital?

Com as garantias de segurança e agilidade de um certificado digital, o documento tem trazido inúmeros benefícios às pessoas e às instituições que o adotam. Com a identidade eletrônica é possível utilizar a rede mundial de computadores como meio de comunicação alternativo para a disponibilização de diversos serviços com mais facilidades de acesso e redução de custos significativa.

o-que-e-certificado-digital-lider

A Líder Certificados Digitais oferece atendimento e serviço de qualidade, com o compromisso social de utilizar a tecnologia a favor dos clientes. A empresa aposta que o documento eletrônico é eficaz na diminuição de distâncias físicas, facilita os processos, evita falsificação e fraude e permite que um grande número de serviços eletrônicos, sejam realizados com absoluta segurança!

Você já tem um Certificado Digital? Está precisando de um?

Para adquirir o seu Certificado Digital é simples!

Clicar nesse Link e-CPF ou para adquirir o certificado digital de sua empresa, basta clicar neste link e-CNPJ e realizar o preenchimento do cadastro, boleto e agendamento para a emissão.

Qualquer dúvida ou sugestão, deixe seu comentário abaixo, teremos o maior prazer em responder para você.

Abraço!